A ONU alertou que o mundo em breve enfrentará uma crise de dimensões enormes, se a gestão da água não melhorar. O crescimento populacional e as mudanças climáticas estão entre os fatores que alimentam o problema.
No seu relatório anual World Development Report liberado na sexta-feira, a entidade disse que, se as tendências atuais de uso da água continuar, a demanda de água irá exceder a sua reposição em 40 por cento até 2030.
O relatório diz que o aumento da população do mundo em cerca de 80 milhões de pessoas por ano, foi um dos principais fatores que explicam este défice global da água , com a população atual de cerca de 7,3 mil milhões podendo atingir 9,1 bilhões em 2050.
O aumento no número de pessoas no planeta significa que a agricultura, que já utiliza cerca de 70 por cento dos recursos hídricos a nível mundial - um número que sobe para mais de 90 por cento na maioria dos países menos desenvolvidos do mundo, terá de intensificar a produção em cerca de 60 por cento, afirma o relatório.
Segundo o relatório, as mudanças climáticas afetarão os padrões de chuva, e crescentes populações urbanas em todo o mundo também irá agravar a escassez de água e , assim, a demanda mundial por água tende a aumentar em 55 por cento até 2050.
As águas subterrâneas em risco
O relatório destacou o fato de que cerca de 20 por cento das reservas de águas subterrâneas - que fornecem água potável para cerca de 50 por cento da população do mundo - estão agora sofrendo de excesso de extração, o que leva a água doce nas zonas costeiras, muitas vezes serem contaminadas pela salinidade .
A Índia é um dos países mais afetados pelo uso excessivo das águas subterrâneas, regiões como Maharashtra e Rajasthan estão sujeitas a estresse hídrico significativo, de acordo com o relatório.
"O fato é que há água suficiente para satisfazer as necessidades do mundo, mas não sem mudar drasticamente a forma como a água é utilizada, gerenciada e compartilhada", diz o relatório, que aponta para uma série de abusos atuais, incluindo a poluição e contaminação agrícola e industrial por esgoto não tratado.
Tarifas de água mais altas?
Vaca morre de fome no Texas, EUA Getty Images |
O relatório sugere a a introdução de medidas para reduzir os resíduos e punir quem causa poluição, o aumento da educação sobre o problema e possivelmente aumento no preço da água.
"Tarifas de água atuais são geralmente demasiado baixos para limitar o uso excessivo de água pelas famílias ricas ou indústria", diz o relatório, acrescentando, no entanto, que "o uso responsável" às vezes pode ser mais eficazmente promovido através de ações de sensibilização e apelando para o bem comum "
O relatório da ONU foi lançado dois dias antes do Dia Mundial da Água das Nações Unidas em 22 de Março, que visa chamar a atenção para a água como um recurso finito.
Mais informações acesse:http://thebruzundangastimes.webnode.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Aqui todos são livres para se manifestar, desde que façam respeitando a opinião do outro e dentro das regras de civilidade.Comentários ofensivos serão excluídos